Você pode até tentar. Buscar dados, engrandecer seus erros, enumerar suas falhas, criticar sua personalidade. Você nunca encontrará um Ídolo como Rogério Ceni no São Paulo. E repare que eu falei Ídolo, e não apenas goleiro. Grandes goleiros têm-se aos montes. Grandes ídolos são raros. Exemplo de competência e fidelidade à camisa que vestiu, Rogério é o maior camisa 1 (ou 01) na história de um clube brasileiro.
Como goleiro, apenas “debaixo da trave”, esteve entre os melhores. Errou sim, como todo goleiro erra. Fechou o gol, como os grandes. Melhor jogador de um certo Tri-Mundial em 2005, com a defesa mais bonita da história dos mundiais até hoje. Poderia passar o dia todo aqui enumerando suas grandes atuações, seus grandes feitos. Mas Ceni não foi “apenas” isso.
Este arqueiro, que impediu tantas vezes os gols adversários, também balançou as redes como nenhum outro na história. 132 gols, tem muito atacante por aí que não fez metade. Você pode dar o adjetivo que quiser, Ceni é diferente de tudo aquilo que já conhecíamos como goleiro.
Geralmente, temos como nossos ídolos os grandes artilheiros, grandes nomes com a bola no pé. Em geral o centroavante que faz o gol do título, o cara importante. Talvez o São Paulo seja um dos únicos clubes em que o Goleiro é o maior ídolo de sua história. Tem noção do quão grande é isso? Rogério Ceni é maior que Raí, Müller, Serginho, Luis Fabiano, Kaká, Cerezo, qualquer outro. Ao ponto de até hoje, anos após sua aposentadoria, ainda se discutir quem será o “Substituto”.
Como se não bastasse, era um torcedor dentro de campo. Defendia com unhas, dentes e o que mais fosse preciso, o seu amado clube. Seus discursos de motivação pré-jogo, como se ensinasse aqueles à sua volta o que significava aquela camisa. Ele sabe como ninguém o que essas três cores simbolizam.
Rivais te odeiam, mas porque te respeitam. Respeitam porque já sofreram em suas mãos, já quiseram ter um Rogério no time. Mas como dizem, “Só o São Paulo teve Rogério”. Não existirá outro.
São Paulo é uma entidade que ao longo de sua história teve grandes ídolos. E entre os grandes, Ceni é o primeiro.
Parabéns M1T0!
Jv. Oliveira
Mto bom o texto....parabéns
ResponderExcluir🤙🏼👏🏼🙏🏼
ExcluirExcelente!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirPerfeito! Todos tem goleiros, só nós t(iv)emos #RCM1T0
ResponderExcluirObrigado! 🙏🏼
Excluir